A LIGAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A DIVERSIFICAÇÃO DAS POPULAÇÕES ESTUDANTES

“Uma característica especial da educação a distância é a capacidade de uma instituição ou organização fornecer acesso à educação a alguns alunos que de outra forma não poderiam tê-la. Isso de fato descreve os profissionais embora alguns deles morassem em grandes cidades, não havia acesso ao assunto que eles queriam em horários e lugares convenientes para eles.

No entanto, o acesso é ainda mais importante para certos tipos de alunos: deficientes, idosos ou que vivem em áreas rurais ou remotas”. “Por sua própria natureza, as faculdades EAD de ensino aberto/à distância podem se expandir amplamente e ser mais flexíveis para atender às necessidades de uma ampla gama de um corpo discente heterogêneo.

A aprendizagem ao longo da vida baseia-se na noção de estudos a tempo parcial ao longo de todo o ciclo de vida. Os estudantes a tempo parcial são normalmente adultos em pleno ou parcial emprego e/ou com compromissos sociais e familiares.

A educação a distância é mais adequada para fornecer um rico espectro de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida”. No entanto, é possível que a educação a distância não tenha o efeito esperado na acessibilidade dos estudos, devido ao fato de depender cada vez mais da tecnologia.

Já em 1993, Jacquinot evocou a noção de “distância tecnológica” para destacar a importância da acessibilidade e adaptação dos materiais preferidos. Um fosso digital pode, de fato, comprometer os objetivos de acessibilidade visados pelo ensino à distância (ver caixa d oposto), e isso, pelo menos em três ângulos:

• se determinadas regiões não tiverem acesso a uma rede online suficientemente robusta
• se algumas pessoas não tiverem meios financeiros suficientes para adquirir o equipamento informático necessário
• se algumas pessoas não possuem as habilidades digitais necessárias para seguir um curso à distância. Faculdade ead fazer faculdade de ciencias contabeis