O envelhecimento populacional é uma prioridade em quase todos os países.

Num mundo onde os sistemas de saúde estão cada vez mais interligados com outros planos de saúde de forma a reduzir a sua independência na consecução de objetivos de saúde específicos, desafios bem conhecidos como o envelhecimento da população, o aumento das doenças crónicas e o aumento das capacidades tecnológicas, bem como as expectativas da sociedade, criam graves problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Embora a expectativa de vida mais longa seja um bom sinal, também é uma ameaça, pois os idosos inevitavelmente se tornarão cada vez mais dependentes de ajuda. O envelhecimento populacional está impulsionando a demanda por cuidados de saúde (e aumentará nas próximas décadas) devido ao aumento da carga de doenças crônicas. Isso colocará uma pressão significativa em todos os níveis de atenção relacionados ao tratamento de pacientes com doenças crônicas, o que, de acordo com a análise, é uma fraqueza significativa em todos os países.
O que é a sop
Por exemplo, colocará demandas adicionais na atenção primária e mudará a forma como os cuidados de longo prazo são prestados. Este último aspecto é extremamente importante considerando que a prestação de cuidados informais continuará a diminuir (devido ao declínio da fertilidade e ao aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho) e será difícil alcançar níveis adequados de apoio.

Além disso, devido a essa pressão crescente, vários países estão enfrentando longos períodos de espera, refletindo necessidades de saúde não atendidas. Finalmente, o envelhecimento da população significa também um aumento do número de idosos a necessitar de cuidados, conduzindo a um correspondente aumento do custo dos cuidados.

Dra. Adriana de Góes Soligo | Clínica de Reprodução Humana Assistida

  1. do Rocio, 423 – Conj. 1502 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04552-000

01130450016